tecnología

Famoso skate voador de "De Volta para o Futuro II" já é uma realidade

O caso do famoso skate voador de Marty McFly, em “De Volta para o Futuro II” é, certamente, umas das tecnologias da ficção científica que mais geraram obcecados no mundo desde a década de 80. No filme, a realidade do ano de 2015 tornou possível a existência de um skate que funciona por levitação, e a tecnologia de Hollywood permitiu que fossem feitas cenas memoráveis de ação.

Hoje – na verdade, um ano antes do mítico 2015 do filme –, o skate que levita é praticamente um fato. A empresa Arx Pax desenvolveu uma tecnologia inovadora de levitação por campos magnéticos, com o objetivo de torná-la acessível ao público em geral. Naturalmente, um de seus primeiros projetos é nada menos que um skate voador, que, embora tenha algumas limitações, já pode ser suspenso sobre o solo através de um campo magnético. A prancha alcança aproximadamente três centímetros de elevação, e, mesmo que seja possível deslizar sobre ela, a verdade é que seu domínio ainda é um pouco complicado, além do fato de só poder ser usada sobre superfícies condutoras, como o cobre.

Trata-se de um projeto autofinanciado, em que qualquer pessoa pode investir até 10 mil dólares para se tornar dona de um dos primeiros skates construídos, que será entregue em outubro de 2015.

Não deixe de assistir ao skate de 'De Volta para o Futuro' em ação:

Fonte: The Verge