TRAVEL

Sete motivos para esticar sua temporada em Fortaleza depois do Mundial

 

A arena Castelão faz a sua estreia na Copa no dia 14 de junho, com o jogo entre Costa Roca e Uruguai. O Brasil entra em cena em Fortaleza no dia 17 contra México e, no dia 21, é hora de ver a poderosa esquadra alemã suar a camisa no eterno verão cearense, jogando contra o time de Gana. No total, serão seis partidas disputadas na capital cearense. Entre uma e outra, vai sobrar tempo não só para curtir a programação do Fifa Fan Fest (instalado na praia de Iracema), como as caranguejadas, as megabarracas de praia, o parque aquático mais badalado do Brasil e o bem-bom à beira-mar. Para ajudá-lo nessa missão, preparamos um dossiê com as informações essenciais da cidade e, abaixo, uma lista com sete motivos para esticar a sua temporada na cidade:

 

1. Se jogar no melhor parque aquático do Brasil

O famoso Beach Park é “o” programa obrigatório para quem vai a Fortaleza. O complexo inclui quatro resorts e um beach club pé na areia. Mas é o parque aquático que leva crianças e adolescentes ao delírio (e também faz um senhor sucesso entre os adultos). Localizado na cidadezinha de Aquiraz, a apenas meia hora de Fortaleza pela CE-025, o conjunto de piscinas, brinquedos e tobogãs é considerado o melhor do Brasil. As crianças se esbaldam em atrações como o Acquacirco, um playground aquático com mais de 50 brinquedos. Os adolescentes enlouquecem com as atrações mais radicais, como o Insano, que tem uma descida de 41 m de altura em que a “vítima” atinge a velocidade de 105 km/h. Os adultos podem relaxar na piscina ou na praia (onde funciona o Chandon Bubble Lounge), e até alugar uma cabaninha privê. Prefira visitar o parque em dias de semana e, se possível, ainda em junho. Isso porque o Bach Park lota durante as férias de julho, quando as filas costumam ser homéricas. Os resorts do complexo oferecem promoções de hospedagem durante o período da Copa.

 

2. Curtir alguns dos melhores resorts urbanos do Brasil

Com garantia de sol e brisa o ano todo, a orla de Fortaleza é recheada de resorts, ideais para um relax à beira mar. Um ótimo exemplo é o Vila Galé Fortaleza, na famosa Praia do Futuro. O hotel tem dois restaurantes, dois bares, piscinas, clubinho infantil e spa. Outra boa pedida é o Marina Park mais “horizontalizado”, que tem quadras de tênis, piscina e academia na praia de Iracema (pertinho do Fifa Fan Fest).

 

3. Quinta do caranguejo

Todo dia é dia de caranguejo em Fortaleza. Mas quinta-feira é o dia oficial e sagrado do crustáceo na cidade. A tradição da quinta nasceu na barraca Chico do Caranguejo, uma das incontáveis da avenida Zezé Diogo, na Praia do Futuro, o lugar mais típico para aderir ao hábito, onde a competição pelos clientes rende ótimas promoções.

 

4. O maravilhoso mundo das megabarracas de praia

Tão típico quanto comer caranguejo na quinta é viver a vida numa das titânicas barracas de praia da Praia do Futuro. Elas servem para petiscar, almoçar, jantar e têm toda uma programação de eventos, que costuma incluir os típicos shows de comédia – afinal de contas, o Ceará é um dos grandes berços de humoristas do Brasil, a começar por Renato Aragão e Chico Anysio. A barraca mais cobiçada do momento é a Terra do Sol.

 

5. Se esbaldar nos peixes e frutos do mar

Não só das caranguejadas vive a cidade. Em Fortaleza, peixes e mariscos também são celebridades à mesa. O melhor restaurante da cidade para provar essa vertente da culinária cearense é o Vojnilô. Ostras frescas, lulas assadas na brasa, moqueca de peixe e lagosta são algumas das especialidades. Outro endereço cheio de personalidade é o Tilápia, onde o chef Valdir Nascimento prepara como ninguém o peixe que dá nome à casa, em porções fartíssimas.

 

6. A fina flor da cozinha cearense

O restaurante Colher de Pau é um templo da cozinha regional. Praticamente uma unanimidade, a casa está aberta há mais de duas décadas. O baião de dois, estandarte da culinária cearense, feito de com feijão verde, lagosta, camarão, peixe e polvo cortado em cubos, é o carro chefe.

 

7. Viajar nos sucos naturais

Sucos naturais de frutas fazem sucesso em qualquer lugar do Brasil. Mas, em Fortaleza, a variedade de ingredientes é de enlouquecer qualquer um que venha de outras regiões do país: jenipapo, pitanga, tamarindo, seriguela, sapoti… A Real Sucos, em vários endereços, é uma autoridade no assunto.

 

 

Imagem: Governo Federal Brasileiro (http://copa2014.gov.br/galeria/) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons